quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Apresentando..

Este é um trabalho que surge a partir da avaliação final do segundo semestre do ano de 2009 da matéria Sociedade e Tecnologia. Esta, é lecionada pelo professor Mário Brito integrante do corpo docente do curso de Enfermagem da Unijorge - Centro Universitário Jorge Amado.

Foi com imensa satisfação que escolhemos este dentre tantos temas, pois nos trás a idéia de renovação da sociedade, da vida e da esperança no presente e futuro. Esperamos que este se torne um veículo de informação, interação e fonte de conhecimento / pesquisa para todos os estudantes, amigos, professores e interessados na área.


Integrantes: Jéssica Marques
Josinete Almeida
Renata Teixeira
Thamiles Moraes
Vanessa Lima

Definindo...


Iniciaremos nossas atividades "bloggeiras" com uma síntese histórica sobre a Neonatologia e sua definição. Em seguida disponibilizamos um pequeno vídeo editado ilustrando todo o trabalho de parto e primeiros cuidados com um RN. A Neonatologia (do latim: ne(o) - novo; nat(o) - nascimento e logia - estudo), é o ramo da Pediatria que se ocupa das crianças desde o nascimento até aos 28 dias de idade (quando as crianças deixam de ser recém-nascidos passam a ser lactentes). Pierre Budin, obstetra de origem francesa é considerado o pai da Neonatologia. Foi o primeiro a escrever um livro (1892) sobre lactentes nascidos de parto prematuro e classificou as crianças em pequenas e grandes para a idade gestacional. Na atualidade são muito frequentes os grandes prematuros com muito pouco peso, que ao ultrapassarem os 28 dias de vida, continuam sob o cuidado do Neonatologista, porque ainda necessitam de estar internados nas Unidades Neonatais.


UTI Neonatal


Uma das características do período neonatal são as altas taxas de morbi-mortalidade devido ser uma fase de grande fragilidade do ser humano e a alta propensão a ocorrência de seqüelas muitas vezes incapacitantes e de longa duração. Para que estas taxas diminuam e haja a recuperação de alguma patologia que venha ocorrer neste período sem que haja seqüelas, é indicado o encaminhamento para Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN).
Na unidade de cuidados intensivos neonatais são internados, principalmente, os recém-nascidos prematuros, que correm risco de vida e necessitam de cuidados 24h por dia, bem como aqueles que sofreram algum problema ao nascimento.